Você vai ler sobre:

  • A dinâmica do mercado de análise de mídia no Brasil
  • If it doesn’t spread, it’s dead, a era do user generated-content
  • A mensuração do público atingido e as idiossincrasias de cada rede
  • A curva de impacto da notícia

Resumo: A era digital mudou a forma de consumo da informação e impôs aos profissionais de comunicação o desafio de criar metodologias ágeis para acompanhar essas mudanças.

Hoje, além de métricas para mensurar o impacto da informação nas mídias, é preciso compreender ainda o fenômeno do user-generated content, onde os conteúdos ganham um novo valor a partir do seu potencial de disseminação nas redes sociais.

Introdução

A utilização de dados para sustentar estratégias de comunicação tem deixado de ser uma macrotendência e, cada vez mais, está se tornando uma ferramenta obrigatória para os gestores de relações públicas tomarem decisões mais assertivas e compreenderem o resultado de suas ações para o negócio.

O caminho para transformar números crus em insights não é simples, mas é uma tarefa necessária. Dados precisam ser organizados para virar informação, compreendidos para gerar conhecimento e, assim, tornarem-se base para a realização de um estratégia efetiva, alinhada aos objetivos da organização.

Antes de iniciar esta jornada, porém, a primeira pergunta que o comunicador tem de fazer é: como tangibilizar em dados algo tão subjetivo como a comunicação?

Preencha para baixar gratuitamente o Artigo do Especialista